MVNO’s a frequência 1800 mhz que se cuide!

Antes de mais nada, o que são MVNO’s?

Operador móvel virtual é um operador de celular que não detém sua própria rede de frequência. Transmite voz e dados através da rede das Concessionárias, compram minutos em atacado para revenda e tem participação direta na receita nas Concessionárias através de royalty’s com a terminação da voz ou subida de dados.

Para o consumidor final, o crescimento desta modalidade de serviço promove comodidade, baixo custo operacional, atinge regiões na qual o Concessionário tem cobertura mais não comercializa seu produto e valores competitivos.

vivo dando tiro no péSegundo ao portal de Telecomunicações mais respeitado entre profissionais de Telecom, o TELECO, as MVNO’s acertaram de fato ao se manter no mercado de 3G. ( isso mesmo, Internet 3G!)

Para quem achou que as MVNO’s atuavam apenas no universo de voz sobre rede e rádio e minuto flat, esse grupo atua também em determinadas regiões com Internet.  Algumas MVNO’s fecharam o último Trimestre de 2015 em primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro, chegando a superar a Concessionária que fornece o Serviço.

Já é uma realidade a discussão entre Anatel e MVNO’s ampliar a sua rede para 4G, tendo em vista que o acordo inicial não a contempla em transmitir esse sinal.

Até quando podemos adotar esse tipo de Serviço? Tendo em vista que tempos de quebra de segurança de dados se fazem próximos de nossa realidade, nunca foi tão imperativo cuidar de nossa segurança, apenas o conhecido é seguro, o desconhecido fica por conta do FBI x Apple.

fechadura apple e grampos de cabelo FBI

Salutar a vertical SEGURANÇA é inevitável, sabendo que as MVNO’s no Brasil apresentam certificação de baixa expressão, contribuindo para aberturas do artigo 22 e 35 das MVNO’s junto a Anatel.

Como garantir a Segurança da Informação e Comunicações dentro das MVNO’s?

Fica a DICA da Fale Olá:

Disponibilidade

Integridade

Confidencialidade

Autenticidade

Disponibilidade

O esforço para disponibilizar informação deve levar em consideração a oportunidade de seu uso. Uma série de ações ou de boas práticas é necessária para manter a disponibilidade

Integridade

Integridade, dessa forma, é uma atitude da pessoa compromissada com a legalidade, a justiça e a ética através das ações no cotidiano. Quando se é íntegro não há lugar para ilegalidade, falsidade, enganação, modificação ou destruição

Confidencialidade

Isto significa que nem sempre a informação tenha de receber um grau de sigilo para justificar a necessidade de medidas de proteção. Outro instrumento não menos importante de classificação em graus de sigilo é a criptografia.

A confidencialidade é hoje o assunto mais discutido entre os técnicos e engenheiros de segurança da informação.

O caso FBI x Apple ilustra bem isso, e com toda certeza outros episódios dessa batalha acontecerão.

Autenticidade

A autenticidade relaciona-se com a confirmação de autoria, a certificação e a originalidade da informação. Uma das formas para verificar a autenticidade em meio eletrônico é a assinatura digital.

A cada dia surgem empresas de Certificação Digital, mais será que elas estão qualificadas para certificar a sua Autenticidade?

***

Dessa forma a DICA, envolve todos os aspectos dinâmicos para sobrevivência de um sistema. Trazendo para o contexto das Comunicações estes seriam os processos, os comportamentos, as relações e as trocas entre as estruturas (informações) de um sistema.

Para entender um pouco mais essa argumentação e promover a Segurança da Comunicação ao mesmo patamar de importância da Segurança da Informação, vale recordar que existem níveis e critérios para esse comportamento.

Esses comportamentos serão assuntos da Próxima ColunaTEC.

Djalma Sousa

 

Djalma Sousa é Professor especialista em segurança digital e Diretor de Tecnologia da Fale Olá Telecom

SSL com certificado SwissSign.

Até quando o Ceticismo da criptografia pode de fato ser seguro?

Usar e-mail criptografado não é, em geral, algo conveniente. Ou você precisa seguir um tutorial com diversos passos para começar a usar, ou tem que acessar suas mensagens apenas no computador, ou seguir instruções complexas para acessá-lo no smartphone. Essas são algumas situações desconfortáveis mas que provém a segurança de seu conteúdo.

Esquema de segurança Cloud

A Fale Olá adota a certificação SwissSign que se faz inscrita no padrão de rede SDN (matéria da colunaTEC de 10 de março).

Ou seja, a Fale Olá mantém seu sistema controle hospedado em Cloud Híbrida que comunica diretamente através de EdthTranck dentro de uma POC no próprio cliente. Isso faz com que a segurança das informações em constante subida sejam dispostas única e exclusivamente acessadas por uma SSL de certificação S.Sign.

Esse processo torna a Plataforma da Fale Olá totalmente blindada de acessos externos, garantindo assim performance constante e segurança para o TI corporativo.  Esse é padrão de segurança é adotado por apenas 3% das empresas que prestam serviços de Gestão em Segurança.

O backup dessa certificação deve ser feito a cada 45 ms em disco espelho, caso o sistema sofra baixa por invasão os HD’s serão riscados e todo o hardware comprometido, deixando o acesso impossível por não haver a capacidade de leitura do sistema.

HD danificado

Hoje em dia é obrigação do TI, de qualquer empresa, garantir a estabilidade de seus protocolos.

5 Dicas básicas para o TI de qualquer Empresa mostrar ótima performance.

1 – Dominar a Língua da Literatura:

programando em inglês

Softwares, sistemas, artigos, livros, listas boas de discussão, praticamente todos são em inglês, portanto um profissional de TI que não tem domínio do idioma ficará aquém dos demais.

2 – Gestão

extintor de incêndioVocê precisa entender que bons profissionais não vivem apagando incêndio, eles vivem prevenindo os incêndios, e gerindo seus projetos e equipes por indicadores saudáveis e atingindo objetivos claros.
Obs: Se não tem Gestão, Contrate a Fale Olá.

 

3 – Faça cursos relacionados à segurança da informação

Cadeado de código

Segurança da informação é um universo amplo, portanto comece pelo começo. Leia tudo, e com o tempo terá sua própria opinião e verdades. Livros são apoio e não verdade absoluta.

Opinião: Aprenda sobre ISO 27001

 

4 – Antes de Escovas os dentes estudem sobre TCP/IP, internet e programação

conectionsOs melhores profissionais são os que têm conhecimento multidisciplinar e combinam com programação, redes, internet e gestão

 

 

5 – Atualize-se

personagem estudandoEnquanto estiver lendo essa matéria alguém na Rússia está instalado um phishing seguindo Stealth no seu “C:”

Leia bastante e mantenha-se atualizado sobre espionagem, invasões, cibercrimes, novos métodos, programas e linguagens. É fundamental para que o profissional não se torne obsoleto

***

Djalma Sousa
Djalma Sousa é Professor especialista em segurança digital e Diretor de Tecnologia da Fale Olá Telecom

Andy Groove faleceu nesta segunda feira (21) aos 79 anos

Andrew GrooveAndrew Stephen Grove (ou “Andy” como era comumente chamado) faleceu nesta segunda dia 21/03, embora a causa da morte ainda não tenha sido divulgada pela empresa, sabia-se que o engenheiro e empresário cofundador da Intel sofria com o Mal de Parkinson, além do um câncer de próstata.

Além de sua esposa, duas filha e oito netos, Andy deixou um enorme legado para a indústria de tecnologia. Imigrante para os Estados Unidos nos anos 50 após ser preso pelos nazistas. Após encontrar Gordon Moore e Robert Noyce auxiliou a Gigante do vale do silício em 1968 nos primeiros passos da companhia ao qual chegou a ser presidente posteriormente.

Andrew Grove, Gordon Moore and Robert Noyce

 

SDN: O Futuro inteligente das conexões

Planeta interconectado

“Profissões desaparecerão. Ainda assim o mundo ficará mais inteligente e mais barato.”

Citação do vídeo Hidrogênio

Com essa citação a colunaTEC desta semana aponta a revolução de como pessoas, máquinas e Cloud’s irão se unificar com uma forma Híbrida de dados. Estamos falando de SDN (Software Defined Networks)

Segundo o IDC (International Data Corporation), o SDN é um dos conceitos que desde agora e nos próximos anos, revolucionarão a forma como se operam as redes de telecomunicações no mundo, respondendo às mudanças da crescente demanda no tráfego dos usuários e das empresas. A consultoria ainda prevê que o mercado alcançará uma soma aproximada de US$ 8 bilhões por volta do ano de 2018.

Todos nós já ouvimos algo sobre como a rede definida por software nos permite executar aplicativos, códigos, conexões e transmissão de voz de forma personalizada em nossos switches, mas não tem havido exemplos claros de como isso se comporta no mundo real.

Uma boa parte da discussão dos costumes em torno SDN é sobre como a introdução de redes mais flexíveis irão resolver uma escala elevada de problemas reais com uma perspectiva de operações de rede simples.

Conexões de rede em Datacenter

O aumento da virtualização de servidores tem feito provisionamento e isolamento de recursos de rede mais complexos do que já eram, o SDN promete torná-lo melhor. Da mesma forma, as grandes organizações como Microsoft e Google estão falando sobre as vitórias que eles estão recebendo em torno desta gestão de tráfego, é explícita de toda a área dentro de redes corporativas de grande escala, compreender como iremos reagir a essa nova tendência de NetWork

Na Fale Olá usamos um caso de aplicação de armazenamento. Nos últimos dois anos, trabalhamos em um sistema de armazenamento na empresa, onde incorporamos o hardware SDN, com comutação diretamente dentro de nossa plataforma.

Trabalhamos com OpenFlow e com APIs chip-set para manipular TCAMs “Ternary content-addressable memory” (literalmente: Ternário Conteúdo de Memória Endereçável) e tabelas de encaminhamento direto. Apesar do fato de que o SDN não tem sido amplamente implantado em muitas das nossas redes com clientes, somos capazes de destilar um valor concreto de hardware do switch SDN nos dias de hoje.

Usando esse componente embutido do nosso sistema de armazenamento. Conseguimos substituir 50 pessoas por uma Máquina InCompany.

Cena do filme Eu, Robô
Cena do Filme “Eu, robô” inspirado nas obras de Isaac Asimov de mesmo nome.

Assim podem-se reduzir custos com Pessoal, encargos, viagens e horas extras por demanda, por uma máquina OpenFlow que administra e trabalha 24 horas com total Confiabilidade.

O mundo está mudando, e o SDN network chegou, Cuidado com seu emprego.

Djalma Sousa
Djalma Sousa é Professor especialista em segurança digital e Diretor de Tecnologia da Fale Olá Telecom

O FUTURO DAS TRANSMISSÕES: LTE Broadcasting

Plataforma de Gestão Fale Olá interage com POC LTE Broadcast Claro

“Nada como uma crise para despertar o Lobo Frontal” Djalma Sousa.

Com esse pensamento podemos iniciar a ColunaTEC desta semana

Aplicativos dinâmicos de texto, guerra de tarifas, lançamento de novos
Smartphones repletos de aplicativos desnecessários a cada semana, inadimplência dos contratantes em curva ascendente, péssimos atendimentos ao consumidor final, e como se não basteasse, aportes bilionários para “melhora” de infraestrutura de uma tecnologia que se faz ultrapassada nos dias de hoje, são situações latentes no ambiente corporativo das Concessionários de Telecomunicações do Brasil.

Torre de Operadora telecomSalutar sobre inovações em um Ambiente repleto de conflito como Telecom, não é tarefa fácil, ainda mais comentar sobre inovações que possam reverter um quadro crônico de tecnologia que seja de fato funcional. No entanto, apontar ideias válidas que trazem realmente significados de Inteligência, segurança e que aqueça o mercado consumista é de nobre valor comentar e analisar as tendências que esse universo pode oferecer.

 

A Claro saiu na frente deste serviço

O universo LTE Broadcast

Não ficando atrás a Fale Olá em direta sintonia com o novo conceito de Rede, coloca em estudo em seu departamento de Desenvolvimento e Programação uma aplicação em sua Plataforma de Gestão um seguimento específico de Segurança de dados para esse tipo de Rede, onde os usuários estão acessando conteúdo de forma massiva e unificada em uma única Antena de Transmissão de sinal.

A capacidade de realizar transmissões de vídeo já existe no mercado há muito tempo, mas de uma forma chamada unicast: cada dispositivo abre uma conexão com o servidor. A proposta do LTE Broadcast é otimizar essas transmissões, utilizando uma faixa de espectro exclusiva para essa situação. Funciona como a TV aberta: a estação rádio-base emite o sinal de vídeo no ar e os dispositivos recebem, sem a necessidade de uma conexão única e sem sobrecarregar a rede da operadora e em casos específicos podem retransmitir o mesmo sinalTorre de transmissão lte broadcasting

Ao menos por enquanto, a aposta da Claro é em transmissões restritas para determinadas localidades, com grandes concentrações de pessoas. Seria útil para transmissões massivas em grandes eventos esportivos, levando ao usuário a possibilidade de conferir diferentes ângulos e informações.

Por ainda não ser padrão de mercado, nem todo smartphone 4G é capaz de acessar transmissões em LTE Broadcast. Roberto Medeiros, diretor de desenvolvimento de produtos da Qualcomm Brasil, disse que a maioria dos chips da Qualcomm já suporta a tecnologia, mas nem todo fabricante implementa o acesso em seu software. Nesse caso, basta uma atualização do sistema para que tudo funcione.

Com essa nova aposta a Claro eleva o conceito de Telecom e apresenta a seus cliente e concorrentes uma nova vertical de atuação.
Djalma Sousa

 
Djalma Sousa é Professor especialista em segurança digital e Diretor de Tecnologia da Fale Olá Telecom

 

WHATSAPP AGORA PERMITE O ENVIO DE PDF’S

Por enquanto a novidade está disponível apenas para Android e iOS.

A última versão do WhatsApp traz agora um novo recurso a partir da versão 2.12.453 que é o envio de “Documentos” (por enquanto, só extensões .pdf são suportadas) mas pode ser um primeiro passo para envio de arquivos “.docx” ou “.odf” por exemplo.

Ele se insere juntamente com as outras opções de envio de anexos (juntamente com Câmera, Galeria, Áudio, Local e Contato).

Agora vai ficar bem mais fácil compartilhar aquele trabalho da faculdade, e-book ou aquele edital de concurso que você quer enviar para um amigo. Confira o passo a passo do envio.

A PRÓXIMA GERAÇÃO DOS SISTEMAS

A internet das coisas vem sendo estruturada dia a dia. Onde, continuamente se desenvolvem plataformas e sistemas para se conectarem a rede, expandindo o horizonte de automação e interconectividade do nosso dia a dia. Esse propósito vem de outro, que prevê uma estrutura única que tenha a convergência de vídeo, voz e dados, trata-se da NGN (Next Generation Network).

Pessoas se reunindo em audioconferência
Para Empreender, comunicação é essencial Conheça o PABX IP

Fale Olá para o Futuro: Convergência é a meta!

Seguindo o conceito NGN, toda a integração entre a telefonia convencional e o universo Fale Olá é feito de forma modular, conforme a necessidade de cada empresa. Isso faz com que a solução ofereça múltiplas possibilidades de arquitetura: Integração com recursos de URA, PABX, gravação e muito mais!

Para economizar é preciso reduzir? Continue lendo “A PRÓXIMA GERAÇÃO DOS SISTEMAS”