Entrando na onda da Tecnologia disruptiva

Todos nós sabemos que a tecnologia vem sendo utilizada como meio para que grandes empresas consigam reduzir seus orçamentos e desenvolverem verdadeiras revoluções em seus negócios com pequenos investimentos. Dentre as instituições na vanguarda dos processos de modernização, assim como nos estabelecimentos educacionais (como os vistos na matéria anterior), temos os bancos. Além do sistema de blockchain (já analisado aqui anteriormente) abordaremos sobre inovações na parte com mais contato com o cliente e novos paradigmas nessa nova geração.

“Uberização” dos bancos: FintechDigital_bank

O termo é recente, mas a sua tentativa de implementação já vem a algum tempo, tentando solucionar a evasão do público mais jovem e acostumado com tecnologias e ações instantâneas, das práticas financeiras mais burocráticas e tradicionais. As fintech’s surgem trazendo uma revisão no formato de negócios e serviços para a era digital. O seu grande diferencial sãos as chamadas “inovações disruptivas”, que basicamente podem ser entendidas como novos processos ou tecnologias com um custo menor, mas que sejam muito mais acessíveis para clientes (tanto em quesitos de preços, quanto de técnica/disponibilidade).

empresas_inovadorasA grande vantagem do emprego dessas tecnologias disruptivas é que podem ser feitas com pouco ou nenhum investimento em ativo físico, como no caso do Uber, dono de uma plataforma que gerencia diversos meios de locomoção, mas não possui nenhuma frota de veículos, Whatsapp e Netflix também compartilham de funcionamentos semelhantes, seu produto é a plataforma, a disponibilidade de um serviço onde, muitas vezes a estrutura para ela ser proporcionada o cliente já tem.

Segundo o especialista Sigmar Frota da VERT, empresa integradora de soluções de tecnologia da Informação e Comunicação, até mesmo as Global Conectionsgrandes empresas devem aprender com o funcionamento de inovação das startups que não dependem de um ideal de 100% perfeito e 100% completo (comum em muitas instituições financeiras). Mas manter o foco na agilidade e disponibilidade do serviço que na cultura de Lean recebe o nome de MVP (Minimun Viable Product) ou produtos minimamente viáveis, que tem o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento a partir da aceitação e feedbacks do seu público alvo.

A Fale Olá pode auxiliar muito neste processo de inovação, transformando a gestão das telecomunicações de sua empresa, o que pode alavancar áreas como Callcenter (ativo e receptivo), SAC e cobrança, reduzindo drasticamente os custos com ligações e aumentando a performance e qualidade das chamadas. Saiba como.

By João Victor

 

João Victor é Analista de N.O.C. na FaleOlá, Designer, e aficionado por projetos e soluções

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